Moda,  Moda infantil

Instituto de Jaraguá do Sul lança sistema de aceleração de projetos voltados para crianças

De acordo com o Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Jaraguá do Sul (SC) conta com 687 entidades que atuam no terceiro setor. Aquelas que têm como foco projetos desenvolvidos para crianças de 0 a 12 anos, poderão se candidatar para o Programa Acelera 2022, promovido pelo Instituto Malwee, em parceria com a Phomenta. A iniciativa é realizada com incentivo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaraguá do Sul (CMDCA) e Fundo da Infância e Adolescência FIA  e, tem ainda, o apoio de Agricopel, Duas Rodas, Indumak, Grupo Malwee, Grupo Menegotti, Weg, e Zanotti.

As inscrições iniciam em 5 de setembro e encerram no dia 28 do mesmo mês. Entidades interessadas devem fazer sua inscrição no site do Instituto Malwee: institutomalwee.org.br.

Esta é a terceira edição que a entidade lança a iniciativa com foco na infância. Em 2021, 706 instituições de 306 cidades diferentes do Brasil participaram do processo seletivo. Ao final, as entidades participantes, captaram  mais de R$ 1 milhão por influência do programa. A segunda edição nacional, que conta com entidades de todo o Brasil, iniciou em junho e vai até outubro.

Já na terceira edição, serão selecionadas 20 lideranças de 10 OSCs exclusivamente do munícipio de Jaraguá do Sul, que serão capacitadas nos temas de gestão, sustentabilidade financeira e inovação, visando o fortalecimento institucional das organizações para ampliação e manutenção da capacidade de atendimento das crianças e de suas famílias. Ao todo, serão seis módulos, com ferramentas práticas para aplicação no dia a dia, contando com um deles específico na elaboração de projetos para apoiar no acesso ao Fundo da Criança e do Adolescente e de outras fontes de recursos, incluindo assessorias individuais para apoio na implementação das ferramentas aprendidas durante o projeto. Além das aulas e da assessoria, as organizações também passarão por um processo de certificação para obtenção de um selo de boas práticas de gestão e transparência.

O desenvolvimento dos gestores dessas instituições trará um benefício concreto para a rede de assistência do município, na medida em que gestores mais preparados estarão aptos a captarem e aplicarem corretamente os recursos disponíveis.

“Diante do cenário pandêmico nos últimos dois anos, muitas Organizações tiveram que paralisar ou alterar seus projetos, reduzindo também o número de crianças atendidas. Além disso, grande parte delas teve seu volume de receitas comprometido, muitas vezes utilizando os recursos para ações emergenciais. Ao implementar uma nova visão de gestão e inovação nas OSCs, estas se aproximam da sustentabilidade financeira, aumentando a consistência e qualidade dos projetos executados e, assim, a rede de atuação local é fortalecida”, afirma a presidente do Instituto Malwee, Diana Zerbini Martins.

O Acelera tem como linha de atuação os impactos da pandemia na convivência familiar de crianças e adolescentes.

“A relação com a sociedade, bem como o cuidado com o meio ambiente, estão no DNA do Grupo Malwee desde a sua fundação, há mais de 50 anos. Entendemos que também podemos ser uma plataforma de transformação social através do Instituto. A atenção à infância faz parte do nosso compromisso com o futuro do planeta”, comenta o CEO do Grupo Malwee, Guilherme Weege.

Perfil de OSCs que serão avaliadas

Serão priorizadas OSCs que atuam junto à Infância em Jaraguá do Sul, que tenham pelo menos dois anos de atuação comprovada e atendam a critérios mínimos de transparência. Será dada prioridade a entidades que atuam em causas como saúde, segurança física, segurança alimentar, acesso a serviços sociais e educação.

Além disso, o projeto dará prioridade às instituições que ainda não contam com nenhuma certificação e que não tenham participado de outros programas de aceleração, de modo a ampliar o número de entidades com gestão qualificada no município.

A expectativa é que a quantidade de beneficiários indiretos será de aproximadamente 4,3 mil crianças, semelhante ao projeto realizado em 2020/2021 em outras cidades no país.

Sou Isabelly publicitária por formação, apaixonada por moda, viajante em busca de novas experiências e tendências, e aqui é o cantinho que tenho para compartilhar um pouco de tudo que me cerca. Viagens, looks, tendências, dicas, eventos, isso é o que você encontra aqui, sempre com meu olhar e um jeitinho especial de conversar com você, que é o personagem principal de toda essa história. Por isso busco sempre me aprimorar para trazer o melhor conteúdo e contribuir um pouco com o dia a dia dessas poderosas mulheres modernas.

Deixe uma resposta