Pesquisa aponta quanto o catarinense irá gastar no presente do Dia dos Namorados
Data especial é no domingo (12), mas para ajudar consumidores o Sindilojas promove o Super Sábado na véspera (11) com comércio aberto até 17h.
Os apaixonados esperam ansiosamente pelo Dia dos Namorados, para demonstrar com um presente especial o carinho pela pessoa amada. Neste contexto, a Fecomércio SC divulgou nesta semana uma pesquisa que aponta que os catarinenses irão gastar, em média, R$ 143,77 com produtos e serviços, 0,8% a mais do que em 2021.
Para o presidente do Sindilojas Blumenau, Emílio Rossmark Schramm, por mais que a inflação acumulada em um ano ainda se apresente como um desafio, a resposta dos consumidores tem sido evidente.
“Sabemos que o poder de compra do catarinense ainda está afetado pela inflação, que atinge níveis devastadores. No entanto, temos observado que o consumidor ainda tem uma demanda reprimida por boas opções de consumo de produtos e serviços”, diz.
Itens mais procurados
Segundo a pesquisa, os itens mais procurados pelos apaixonados neste ano serão: roupas (36,2%), perfumes/cosméticos (18,8%) e calçados/bolsas (15,7%). E o destino dos consumidores continua sendo, em primeiro lugar, o comércio de rua (50,2%), seguido por shopping (25,10%) e internet (19,9% ).
Compras na última hora e PIX ganha espaço
Sete a cada 10 entrevistados deixarão as compras para a última hora, afirma a pesquisa. 44,9% escolherão o presente na semana, 14,3% na véspera e 12% no dia. E em relação ao pagamento, entre as modalidades de pagamento à vista, que corresponde a 80,2% dos entrevistados, destaque para o Pix, que passou de 0,3% para 7,5% este ano
Bares e restaurantes terão movimento
De acordo com a pesquisa, embora 43,8% dos entrevistados não tenham intenção de realizar algum passeio, 36,7% pretendem almoçar ou jantar fora, alta de 1,6 pontos percentuais comparando com o ano passado.